Onésimo Redondo - Breve Biografia




“Diante desses moldes rígidos da política do século XIX, a juventude nacional assume uma posição de rebelião franca e legítima: nem de ‘direita’ nem de ‘esquerda’.”

Onésimo Redondo Ortega nasceu em Quintanilla de Onésimo, na província de Valladolid, em 16 de fevereiro de 1905, no seio de uma família de proprietários agrícolas. Depois de completar a carreira de direito em Salamanca, regressou à Valladolid. Em outubro de 1928 inicia sua carreira política como líder do sindicato dos cultivadores de Castilla la Vieja, um sindicato local, Este feito é importante porque indica que sua primeira atividade foi a de sindicalista, como advogado e homem do campo, e isto o levaria para o ao fascismo agrário e ao proselitismo revolucionário. Em 1929 cumpre o serviço militar em Valladolid, Inicialmente conectado ao “Movimiento de Acción Católica” nos primeiros meses de 1931, a “Asosiación Católica Nacional de Propagandistas” (ACNP) era uma renovação dos “Luises” adaptada pelo padre jesuíta Ángel Ayala em 1909 e que era presidido, no momento, por Ángel Herrera Oria, que desde 1911 era proprietário e diretor do jornal católico “El Debate” e cujos simpatizantes formaram o grosso das fileiras dos partidos de direita católica, como o grupo integrista “Acción Nacional”, que surgiu quinze dias antes da implantação da república na Espanha, em 29 de abril de 1931, abaixo do lema “Família, ordem, trabalho e propriedade” e cujo comitê nacional presidia o próprio Herrera Oria e que, depois dos primeiros comícios, passou a denominar-se “Acción Popular” e a ser dirigido pelo deputado monarquista José María Gil Robles, o dirigente do CEDA (Confederação espanhola das direitas autônomas). O cardeal Herrera Oria foi quem fundara depois o diário “YA” em 1935. Por suas relações com o irmão de Ángel Herrera, Onésimo foi um dos cofundadores em Valladolid, em 5 de maio, do “Grupo de Ação Nacional”  que se apresentava como uma organização de defesa social e que participou na campanha eleitora das corte constituintes que que teria lugar no 28 de junho daquele mesmo ano. Onésimo participou de diversas conferencias, em várias localidades, como em Villanubla, Simancas e Laguna de Duero. O caráter estritamente conservador e imobilista dessas organizações de direita reacionária, assim como sua peculiar observância à forma monárquica de governo e o pouco entusiasmo que esses partidos transmitiam aos jovens, esfriaram seus contatos e atividades em menos de um semestre. A isso se deve adicionar o fato de que as urnas, nas eleições constituintes do 28 de junho, demonstraram o resultado das eleições que deram ampla maioria à coalizão das esquerdas, formada por republicanos e socialistas. Por tudo isto, Onésimo se afasta da organização, que ele consideraria próxima demais do liberalismo burguês e da tendência monárquica. 


Depois da proclamação da segunda república, fundou em agosto de 1931, as juntas castellanas de atuação hispânica. Exatamente em 8 de agosto de 1931, os irmãos redondo – Andrés e Onésimo – e os irmãos Ercilla – Jesus e Francisco – encontrando-se reunidos na casa dos primeiros, sentados numa varada que dava para Campo Grande, no fim da tarde, Onésimo fez a proposta de criação das Juntas Castellanas e de uma Academia Castellana de estudos regionais simultaneamente, o que cativou a curiosidade e o entusiasmo dos outros três companheiros. Com ardor e fogosidade, inspirado, redigiu cartilhas manuscritas que com o título de “Castilla alva a España!” seria publicada na edição do dia seguinte no semanário “Libertad” e que constitui a primeira proclamação, o primeiro manifesto, de caráter Castellanista. Divulgado semanalmente, o primeiro número saíra em 13 de junho de 1931 nas ruas de Valladolid, fundado por Onésimo Redondo, como uma luta social e juvenil semanal e porta-voz da revolução hispânica. O título do semanário está associado aos partidos de esquerda, mas o seu conteúdo é altamente atual, e a sua linha editorial, desde o primeiro número , é antiburguesa e com um aspecto nacional-revolucionário e social, o que causa confusão. É uma linguagem nova, direta, sem restrições ou perífrase. Suas frases e slogans são dardos que apontam para o centro de um jovem inquieto que se sente o arquiteto da nova história. O nome do semanário foi adotado pessoalmente por Onésimo porque considerava que a primeira missão a cumprir era arrebatar e inutilizar os nomes tópicos típicos da esquerda.  Ele queria sugerir que se alguém estava lutando pela  "liberdade",  era a juventude hispânica, não comprometida com os credos marxistas ou postulados sectários. Tudo começou com a reconquista de um léxico que se acreditava inexoravelmente perdido. A dialética que se impõe, desde a primeira questão, seria aquela que depois se tornou familiar e típica da juventude e do movimento político que, nos anos seguintes, se enredaria. Desde o início, a palavra “camarada” é usada para designar o companheiro militante. O título deste novo semanário fez todos acreditarem que se tratava de mais um jornal do novo regime, mas a sua leitura intrigou as pessoas, porque não era um jornal liberal, mas também não era reacionário. O semanário saiu às ruas, mais pela ilusão de Onésimo e de um punhado de rapazes que o apoiavam, do que pela precária economia e pela escassez de meios em que estavam atolados aqueles sonhadores. O dinheiro para conseguir a primeira edição foi fornecido pela mãe de alguns amigos do diretor-fundador, então cada edição era uma perda. Eles escreveram em Libertad, entre outros, Emilio Gutiérrez Palma, Javier Martínez de Bedoya, Jesús e Francisco Ercilla. Foi impresso nas Oficinas Gráficas Aphrodisio Aguado de Valladolid e teve uma tiragem de aproximadamente cinco mil exemplares que foram distribuídos e vendidos durante a semana. O dia de sua partida foi segunda-feira, já anoitecendo. Às vezes, colisões e escaramuças ocorrem entre vendedores e seus oponentes, brigas que sempre resultaram em sanções e represálias contra aqueles que proclamaram e disseminaram a Liberdade. A censura era severa, as suspensões frequentes e as multas governamentais pesadas. 


Na primeira proclamação das Tábuas Castelhanas de Ação Hispânica se diz: “Castelhanos! Deixe a voz da sabedoria racial sair de Castilla…”. E nos estatutos é proclamada a veneração pelas grandes tradições nacionais e a comunidade de raça e destino com as nações ibéricas ultramarinas. Este não é um hino à miscigenação, mas à obra da Espanha na América. A intervenção do Estado é solicitada para prevenir a exploração do homem pelo homem. A luta de classes é rejeitada e uma organização sindical corporativa, protegida e regulamentada pelo Estado, é defendida. Defende-se a linha regeneracionista defendida por Joaquín Costa e pretende-se um reforço autónomo dos municípios. As Portarias do JCAH tomaram como pedra angular fundamental, para sua atuação futura, a forte ideia de Nação, Justiça Social e Religião, um tríptico, ao qual se deve agregar um quarto elemento, a cultura, e que para sua realização são escolhidos como estilo de liderança formada por um triunvirato. Os primeiros encontros com os jovens interessados ​​na nova mensagem foram realizados ao ar livre, caminhando, sentados nos prados e parques, sob as arcadas nos dias de chuva, enfrentando o sol nas tardes bonitas. Dava para vê-los caminhando pela Fuente del Sol, pela Cuesta de la Marquesa ou pelas Cuevas de El Tomillo e eram inconfundíveis. Limpo, arrumado, arrogante, confiante, firme, com ideais, disciplinado. Eles não tinham instalações próprias, nem bens, pertences, cartões ou parafernália. Apenas a vontade. A organização incipiente logo reuniu trinta ou quarenta jovens que pulsaram em uníssono e pegaram fogo com as palavras e ensinamentos de Onésimo.


Em novembro de 1931, ocorreu a convergência de duas organizações que operavam paralelamente nas cidades de Madrid e Valladolid: Em Madrid, Ramiro Ledesma Ramos, desde 14 de março de 1931, publicava um semanário cujo título era “La conquista do Estado ” e em Valladolid, Onésimo Redondo editou o semanário “Libertad” e reuniu os seus seguidores, desde agosto, nos Encontros Castelhanos de Ação Hispânica. Os princípios que os inspiraram e seus objetivos eram praticamente idênticos. "A conquista do Estado" saiu às ruas em março de 1931. Três meses depois, "Libertad" foi gritado nas principais ruas e esquinas de Valladolid. Seus conteúdos eram bastante semelhantes e seu patriotismo revolucionário e social eram intercambiáveis.


Jesús Ercilla, sócio, amigo e camarada de Onésimo, teve de se mudar para Madrid, de Valladolid, por motivos de trabalho, onde encontrou a oportunidade de contatar Ramiro Ledesma Ramos, que em Eduardo Dato, nº 7 (hoje Gran Vía, 47) , havia domiciliado a redação do semanário La Conquista del Estado (“A Conquista do Estado”). Como resultado desta visita introdutória e de cortesia, as relações entre Onésimo e Ramiro aumentaram. A primeira entrevista, e o primeiro encontro entre os dois, teve lugar em outubro de 1931 em Madrid, onde Onésimo viajou para se encontrar com Ramiro na sede do semanário La Conquista del Estado e, não estando naquela De momento, dirigiu-se à cafetaria Zahara, no eixo central da Gran Vía de Madrid, por se tratar de um café frequentado pelos membros da equipa editorial e onde, finalmente, a primeira conversa entre os dois se deu. A partir desse contato caloroso e humano, em novembro de 1931, o JONS (Juntas Ofensivas Nacionais Sindicalistas), por meio de um acordo sólido e definitivo, sem ressalvas ou relutâncias, que se materializou em um manifesto político conjunto. O título do novo grupo por fusão solidária, a palavra “Juntas”, foi uma sugestão originada da mais antiga ancestralidade castelhana, por proposta de Onésimo. E o emblema da nova organização, o jugo e as flechas, é fornecido por Juan Aparicio, secretário da redação do semanário “A Conquista do Estado”, inspirado nos Reis Católicos. A JONS, teve como objetivo a criação de um Estado Nacional-Sindicalista. Como método de ação, propuseram a ação direta, termo criado pelo filósofo Georges Sorel, e negaram o sistema eleitoral por ser liberal-burguês e corrupto. E ele não se opôs à República como forma de Estado. A JONS exigia a criação de um novo Estado que deveria ser dirigido pela juventude espanhola, um Estado cujo pilar era o trabalhador e que garantisse a grandeza da Pátria e a sua unidade. As JONS são considerados representantes da ideologia nacional-revolucionária na Espanha por buscarem reconciliar o patriotismo com a revolução social. Desde o início, o JONS aspirou atrair os trabalhadores para a causa nacional, e isso porque os Jonsistas queriam “dotar-se de uma ampla base proletária”...  Essa preocupação era um reflexo fiel de sua extração social: proletários, camponeses e intelectuais radicais, com ímpeto revolucionário contra a ordem burguesa. Um dos temores constantes de Ramiro, uma de suas preocupações mais dolorosas, era que confundissem o jonsismo “com uma tarefa frívola e vã de jovens”.


Ele era, portanto, Onésimo, um proeminente líder sindical nacional castelhano, advogado de profissão e com experiência como sindicalista, cofundador das Juntas de Offensive Nacional Sindicalista (JONS), partido que acabaria por se fundir com a Falange Espanhola em 1934 . Diante do radicalismo modernista de Ramiro Ledesma, Onésimo Redondo representou a tradição católica hispânica.


Onésimo era um leitor de espanhol na Universidade Alemã de Mannheim e mais tarde traduziu e publicou uma edição de "Os Protocolos dos Sábios de Sião", Valladolid, Ediciones Libertad, 1932. Ele primeiro publicou por capítulos no semanário Libertad, e depois publicou um pequeno livro de compilação com uma breve introdução e algumas apostilas. A tradução poderia ser feita a partir de qualquer edição alemã, pois ele falava perfeitamente essa língua, mas é mais provável que para fazer a tradução tenha usado a versão francesa, língua que também domina, porque alguns dos capítulos da tradução são escritos por sua esposa, Mercedes. Sanz Bachiller, que havia estudado em uma escola particular para freiras francesas em Valladolid e na França, e, portanto, falava e escrevia corretamente em francês. A Mercedes o ajudou na tradução, não há dúvida disso, porque as páginas originais do trabalho conjunto foram preservadas.


Ainda em 1932, Onésimo participa da mal sucedida revolta do General Sanjurjo , que anos depois visitou a Alemanha, no inverno de 1936, coincidindo com os Jogos de Inverno. Para evitar a prisão, Onésimo cruzou a fronteira e exilou-se em Portugal, na cidade do Porto. Depois do exílio, junto com Ramiro Ledesma Ramos, criou uma nova revista doutrinária, a  JONS , como órgão do partido. Em outubro de 1933 ele retornou a Valladolid. Ele decidiu se candidatar às eleições de 19 de novembro de 1933, mas retirou sua candidatura no último minuto.


Em março de 1934, o  JONS juntou-se à Falange Espanhola, partido liderado por José Antonio Primo de Rivera desde outubro de 1933. No novo partido denominado FE de las JONS, Onésimo Redondo assumiu um segundo plano de ação.


Posteriormente, em janeiro de 1935, Ramiro Ledesma Ramos deixou a organização por desentendimentos com José Antonio e com a direção do partido. Ramiro Ledesma tentaria, sem sucesso, re-fundar o JONS como uma parte independente fora da Falange. Na realidade, Ramiro Ledesma era o único então que poderia ter unido uma parte da esquerda, concretamente, a anarco-sindicalista, ao fascismo na Espanha, como pretendia, mas não pôde ser, apesar de ter tentado desde o início e até o fim.


Em 19 de março de 1936, Onésimo Redondo foi preso em Valladolid. Durante sua prisão, manteve contato com o líder do partido, José Antônio, também preso desde março de 1936. Em 25 de julho, Onésimo foi transferido para a prisão de Ávila, de onde foi libertado por soldados rebeldes, no início do ataque. guerra civil Espanhola.


Onésimo foi para Valladolid, onde rapidamente organizou um grupo armado de falangistas que imediatamente marcharam para Madrid e lutaram no Alto de los Leones. Em 24 de julho de 1936, caiu em uma emboscada e foi morto a tiros por milicianos anarquistas da coluna Mangada em Labajos (Segóvia). Aconteceu assim:


Em 24 de julho de 1936, seis dias após o início da Revolta, as frentes ainda não estavam claramente delimitadas. Em algumas regiões, ninguém sabia ao certo quem dominava poucos metros adiante, e o aparecimento de caminhões indo e vindo carregados de combatentes em meio à agitação geral não ajudou exatamente a esclarecer as coisas.


Assolada por um sol forte no final de julho, a zona rural castelhana em torno de Madrid foi palco de combates ferozes. Onésimo Redondo percorreu o terreno entre as províncias de Valladolid, sua terra natal, e a de Ávila, onde os falangistas lutavam para se defender do inimigo. Muitos deles ficaram presos com ele até o dia 18, apenas uma semana antes, quando foram soltos pelos militares. A situação não era fácil para os rebeldes que, em unidades improvisadas e mal armadas, enfrentaram os milicianos da Frente Popular. Naqueles dias haviam chegado à Serra de Guadarrama (“aqueles portos do Guadarrama que tremem com o forte avanço da infantaria e dos artilheiros castelhanos”) onde a luta foi feroz, especialmente na posição de Alto del León, conhecida desde então como “Alto de los Leones de Castilla” pela bravura com que os falangistas o arrebataram. Onésimo Redondo dirigia para lá de carro na manhã de 24 de julho, de Valladolid. Junto com seus companheiros, ele tomou a estrada de Labajos. Na entrada da cidade, eles encontraram um caminhão que transportava um bom número de soldados, predominantemente de roupas azuis e bandeiras e lenços vermelhos e pretos. Tomando-os por falangistas, eles não evitaram se colocar ao alcance. Mas quando chegaram ao auge, um daqueles milicianos - aliás o veículo pertencia à coluna do Coronel Mangada, daí as cores anarquistas e o índigo do macacão proletário - saltou do camião e apontou para eles, enquanto o carro parava o motor.


Quando perceberam o que estava acontecendo, em menor número e pegos de surpresa, os ocupantes do carro tentaram se render. Logo ficou claro, entretanto, que os milicianos não respeitariam suas vidas de forma alguma. Completamente desarmado, um dos falangistas foi atingido por uma rajada pesada do caminhão, desmaiando instantaneamente, mortalmente ferido. Três outros mal conseguiram escapar ilesos do fogo que choveu ao redor deles enquanto colocavam terra no meio. Apenas Onésimo permaneceu onde estava. Mas esse gesto não foi útil para ele. Eles imediatamente o feriram no joelho. Imobilizado dessa forma, e uma vez no chão, eles acabaram com ele.


Ele foi o primeiro dos fundadores da Falange a ser morto. Onésimo Redondo seria seguido, nessa ordem, por Julio Ruiz de Alda, Ramiro Ledesma e José Antonio. A Falange ficou, portanto, sem cabeça, sem liderança, o que resultou na perda quase total da autonomia política da organização. Mas isso, como diria Rudyard Kipling, é outra história.


Após sua morte, o regime de Franco fez dele um dos “mártires da Cruzada”. No local da sua morte, em Labajos, existe um monumento comemorativo no qual os falangistas fazem uma oferenda de flores todos os anos.


A viúva de Onésimo Redondo, Mercedes Sanz Bachiller, seria a fundadora, em outubro de 1936, do Auxílio de Invierno (mais tarde denominado Auxílio Social), uma organização de caridade integrada ao partido falangista, cujo nome foi tirado de uma organização NS alemã, e que atingiu uma grande relevância nos primeiros dias de Franco. Em 25 de julho de 1961, um monumento ao Onésimo Redondo foi inaugurado no Cerro de San Cristóbal de Valladolid, que foi removido há pouco tempo.




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